Canal de Denúncia

Se tem conhecimento de factos, provas ou informações sobre infrações já consumadas ou com elevada probabilidade de virem a ser praticadas, ou que estejam a ser executadas, enquadráveis pelo Decreto‑Lei nº 109-E/2021, de 9 de dezembro, o qual cria o Mecanismo Nacional Anti corrupção e estabelece o regime geral de prevenção da corrupção, ou pela Lei nº 93/2021, de 20 de dezembro, que estabelece o regime de proteção de denunciantes de infrações, pode comunicar à SCMAH.

O Canal de Denúncia Externa, independente e autónomo dos demais canais de comunicação, serve para receber e dar seguimento às denúncias previstas na Lei nº 93/2021, de 20 de dezembro, que assegurem a exaustividade, a integridade e a confidencialidade da denúncia, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas e permitindo a sua conservação

As denúncias serão arquivadas, não havendo lugar ao respetivo seguimento, quando a infração denunciada é de gravidade diminuta, insignificante ou manifestamente irrelevante; a denúncia é repetida e não contém novos elementos de facto ou de direito que justifiquem um seguimento diferente do que foi dado relativamente à primeira denúncia; ou a denúncia é anónima e dela não se retiram indícios de infração.

Canais para apresentação de denúncias

  1. Presencialmente (não será, por natureza, anónima, embora seja garantida a confidencialidade)
    Agendamento através do telefone 295204840, com indicação expressa de que é pretendido apresentar denúncia. As comunicações presenciais serão registadas por escrito, e validadas pelo denunciante.
  2. Correio eletrónico para canaldenuncia@scmah.pt (pode ser anónimo)
  3. Correio registado (garantia que pode ser anónimo)

            Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo Rua Professor Augusto Monjardino s/n 9700-020

Poderá também usar o formulário desta página (os dados pessoais não são obrigatórios).

  • Tenha em atenção que:

    Em caso de denuncia anónima, esta será registada, mas não poderemos garantir toda a eficácia do processo de averiguações e recolha de provas.

  • Os dados recolhidos serão usados para a finalidade específica da gestão de processo de denúncia. Poderá consultar mais informação sobre a forma como tratamos os dados pessoais dos titulares na nossa política de privacidade